ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger
Igor Leão Maia, Samuel Araújo Alves

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


Este artigo analisa a orquestração de Heinz Holliger de duas peças tardias para piano de Franz Liszt, Nuages gris e Unstern! Sinistre, Disastro. Através de sua orquestração intitulada Zwei Liszt-Transkriptionen, Holliger oferece uma visão única das composições de Liszt, realçando suas qualidades inovadoras que anteciparam desenvolvimentos musicais no século XX. O artigo busca compreender a abordagem criativa de Holliger ao transformar o material do piano, combinar timbres instrumentais, e estruturar a peça como uma obra orquestral. Para isso, primeiramente comparamos a visão de transcrição de Holliger com as de Luciano Berio e Pierre Boulez. Através de sua técnica de overpainting, Holliger adiciona camadas ao material original, mas preservando sua essência. A análise revela algumas técnicas de orquestração e procedimentos empregados por Holliger, incluindo o uso de inserções melódicas e texturais, glissandos, tremolos e técnicas estendidas, contribuindo para sonoridades e timbres únicos na sua composição.

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