ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Interações afrodiaspóricas: culturas de resistência e preservação da memória ancestral
Illo Wagi Soares Bueno de Camargo, Andreia Miranda de Moraes Nascimento

Última alteração: 2023-12-14

Resumo


A formação da cultura popular brasileira compreende matrizes étnicas e culturais que formaram historicamente a sociedade brasileira e estão diretamente relacionadas ao conjunto de relações que se estabelecem entre diferentes grupos humanos em determinado tempo e em espaços específicos. Tais relações serão compreendidas por meio do estudo dos processos históricos e de seus sujeitos, com base na identificação das especificidades das sociedades estudadas e de seus diferentes agrupamentos, e das transformações ocorridas ao longo do tempo. Em como a música foi sendo desenvolvida por grupo sociais, bem como as permanências de características e elementos de matrizes africanas absorvidas pelas classes populares nos processos diaspóricos que integraram os ritmos e os gêneros musicais em suas mais variadas relações. Nessa perspectiva, apresenta-se a relação entre as expressões musicais e as práticas educacionais inspiradas nas manifestações populares, trabalhando com a construção de conhecimentos relacionados à linguagem musical. O presente artigo visa fortalecer o reconhecimento da diversidade de manifestações culturais com foco na etnomusicologia, construindo alternativas a processos educacionais como parte de uma busca por práticas musicais emancipatórias. A partir do tema “Música e pensamento afrodiaspórico”, o trabalho busca sustentação metodológica em publicações históricas e pesquisas que abordam de forma contextualizada as relações sociomusicais que refletem criticamente aspectos de integração considerando o processo diaspórico no Brasil. Justifica-se na Lei N° 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, trazendo um panorama dos aspectos culturais que sobreviveram ao trajeto África e Brasil e que aqui conseguiram se reproduzir.


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