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Classes de conjuntos como geradoras de séries dodecafônicas derivadas: um estudo acerca das séries do segundo movimento da obra Aos anjos de Augusto
Última alteração: 2023-12-14
Resumo
O presente artigo restringe-se a discutir a aplicação da Teoria Pós-Tonal no âmbito da composição musical, tratando, mais especificamente, do uso de séries dodecafônicas derivadas e suas relações com as classes de conjuntos geradoras. Este estudo objetiva compreender e demonstrar, através da discussão do segundo movimento da obra Aos anjos de Augusto, composta por um dos autores deste artigo, como a estrutura de subconjuntos de séries derivadas pode ser explorada para se alcançar um senso de coerência em peças de curta duração. Para atingir esse objetivo, as análises e planejamentos foram orientados pelas contribuições teórico-metodológicas de autores como Straus (2013), Morris (1993), Forte (1973) e Lewin (1962). O planejamento composicional da peça em questão é o resultado da observação analítica das relações abordadas durante todo o corpo deste texto, de modo que a composição resultante revele a eficácia da exploração da estrutura de subconjuntos das séries derivadas para a composição musical.
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