ANPPOM, XXXIII Congresso da ANPPOM

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Representações da mulher moderna em A Duquesa de Bal Tabarin
Anna Maria Greco Carvalho

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


O presente trabalho, por meio do diálogo entre História, Musicologia e Estudos Teatrais procura investigar as representações do feminino e da modernidade no coro introdutório da opereta A Duquesa do Bal Tabarin (La Duchessa del Bal Tabarin). Tal proposta parte da importância que essa opereta desempenhou na composição da paisagem sonora e na cena cultural da capital paulista, que no início do século XX foi uma ávida consumidora desse espetáculo. Tanto pelas suas características estruturantes quanto pelo seu contexto de reprodução e veiculação, a opereta se mostra como um ponto de abordagem privilegiado para se pensar as representações de gênero e as facetas ambivalentes da modernidade emergente na cidade de São Paulo (SP) no início do século XX. A fim de cumprir esse objetivo, o artigo procura reconstituir o panorama e contexto musical que antecederam a criação da opereta A Duquesa de Bal Tabarin até sua chegada a São Paulo em 1916. Em seguida, propõe-se uma análise do coro introdutório da opereta, a cena das telefonistas, tomando como fonte as críticas na imprensa.

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