ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A estética da intertextualidade como ferramenta performática em ValStravinskysa da Esquina das Três Sátiras para Piano, de José Alberto Kaplan
Tassio Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda

Última alteração: 2023-09-29

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento que aborda a investigação da intertextualidade em música como ferramenta para a construção da performance musical nas Três Sátiras para Piano (1979) de José Alberto Kaplan (1935-2009). O artigo presenta uma discussão sobre intertextualidade com o aporte de diversos autores (BAKHTIN 2003), (KLEIN 2005), (HATTEN, 1985) e (OLIVEIRA, LIMA, 2011). Apresenta também possíveis conexões intertextuais no movimento ValStravinskysa da Esquina da obra Três Sátiras para Piano. Para tal foi realizada uma pesquisa de repertório, audição, experimentação ao piano e análises comparativas dos textos musicais selecionados.

Palavras-chave


Intertextualidade em música, Ferramentas intertextuais, Kaplan.

Texto completo: PDF