ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Formação do professor de piano em grupo: uma pesquisa-ação à luz da autorregulação da aprendizagem
Dayse Gomes Mendes

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


A autorregulação é um fenômeno multidimensional que envolve estratégias, gestão do tempo, comportamento e ambiente para o alcance de objetivos. O presente trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de doutorado pela UFPB, cujo tema reflete sobre a formação do professor de piano em grupo à luz da autorregulação da aprendizagem(ARA). O objetivo geral foi compreender como o processo em ARA pode dialogar com as práticas de formação instrumental do curso de licenciatura em música e quais as implicações de tal processo para a formação docente. O percurso metodológico teve como eixo, uma pesquisa-ação, cujos participantes foram sete estudantes da licenciatura em música da UFPE e a ação pedagógica ocorreu através de uma disciplina eletiva, cujos dados de campo coletados foram: questionários, entrevistas semiestruturadas, aulas online e presenciais. Os resultados preliminares foram divididos em 1) processos de Educação Musical dentre os quais destacamos princípios de gestão de sala de aula, desenvolvimento de estratégias apropriadas de ensino ao atuar como docentes na prática coletiva e, 2) processos autorregulatórios, analisados a partir da reciprocidade triádica, onde fator pessoal, comportamento e ambiente estão inter-relacionados (BANDURA, 1986), dentre os quais ressaltamos, ter perspectivas futuras sobre si mesmo ao elaborar objetivos de curto, médio e longo prazo, gestão do tempo e motivação para aprender em grupo ao realizar discussões e troca de feedbacks, autoavaliações e reflexões sobre o papel do professor autorregulado. As conclusões apontam que promover processo de autorregulação no contexto do ensino superior, foi um investimento no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

 


Palavras-chave


Aprendizagem autorregulada; Formação do professor; Ensino de piano em grupo

Texto completo: PDF