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A recepção da música soviética nos periódicos brasileiros dos anos 1930 e 1940: realismo socialista e outros termos
Natália Leite Braga

Última alteração: 2022-09-10

Resumo


Os anos 1930 e 1940 correspondem a duas décadas de intensas transformações políticas, histórias e também musicais para o Brasil e para grande parte do mundo. Para a Música Soviética em particular, a segunda metade da década de 1940 corresponde a implementação do Realismo Socialista como estética a partir dos preceitos de Andrei Jdanov, preceitos esses que se refletiram em criações musicais de várias partes do mundo. Tendo como objetivo identificar e analisar as primeiras referências ao Realismo Socialista na imprensa brasileira, buscou-se também, através de um levantamento hemerográfico, por outros termos que poderiam estar relacionados à estética, ou estilo, da Música Soviética, sendo “Estética Soviética”, “Estilo Soviético” e “Estética Marxista”, além de um levantamento epistolar das cartas trocadas entre Cláudio Santoro e Hans-Joachim Koellreutter, que contribuiu para a análise das fontes hemerográficas. De maneira geral, foi possível identificar: um número expressivo das publicações levantadas é oriundo de agências de notícias estrangeiras, poucos textos são de abordagem explicativa, além do uso dos termos em publicações que buscavam afirmar um posicionamento político.


Palavras-chave


Música na imprensa; Música e política; Realismo Socialista; Música Soviética

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