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Banda de Música: aquisição e mobilização de saberes docentes na prática dos maestros
Última alteração: 2022-10-17
Resumo
No intuito de entender as relações que os maestros estabelecem com a Música e como eles construíram seus saberes ao longo da vida, este recorte, tem o objetivo de compreender, por meio do discurso de três maestros, com formações distintas, quais são os saberes docentes e como tais saberes são articulados pelos maestros em sua prática nas bandas de música. Na medida em que se busca essa compreensão, averiguar a história de vida e a carreira profissional percorrida pelos maestros. Os estudos de Maurice Tardif (2014), Leão e Carvalho (2016), Gauthier (2013), entre outros, em diálogo com outros autores da educação musical sobre o tema, fundamentam teoricamente o estudo. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações participantes nos ensaios. Foram selecionados três maestros com perfis de formação distintos, sendo um bacharel, um licenciado e um autodidata. A partir da análise das entrevistas, foram destacadas 06 (seis) categorias para análise: saberes musicais; relações interpessoais; experiência com performance de mais de um instrumento musical; importância das iniciativas autodidatas; experiência em diferentes grupos musicais; e experiência de liderança de grupos musicais. Após a análises dos dados, foi possível afirmar que os maestros aprendem também durante o fazer pedagógico-musical, em que a partir da interação com os alunos da banda, bem como com seus pares e através de experiências nos diversos contextos profissionais pelos quais passaram, puderam adquirir saberes e mobilizá-los para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem musical dentro de cada banda de música.
Palavras-chave
Saberes docentes; Banda de música; Maestro de banda
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