Última alteração: 2022-10-17
Resumo
Este trabalho traz um relato de experiência com alunos em curso de licenciatura em música de uma universidade do interior do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi discutir a aplicabilidade didática das Brasilianas de Osvaldo Lacerda na formação de professores de música. Trata-se de um recorte da tese de doutorado da autora e parte de sua vivência como professora no ensino superior em disciplina de Percepção Musical, Improvisação e Arranjo. Traz discussões sobre diversidade musical e cotidiano no contexto do ensino superior, promovendo diálogos com Queiroz (2011) e Souza (2013). Os resultados mostram a integração da teoria com a prática no contexto da disciplina, por meio da releitura das obras feita pelos alunos através da elaboração de arranjos que destacaram elementos singulares de cada gênero abordado pelo compositor, associados às características particulares de cada grupo de alunos, no que diz respeito à instrumentação, contato com os gêneros e atuação musical. O trabalho ainda vem colaborar para a difusão da música brasileira ao destacar um compositor de grande representatividade no cenário artístico-musical-educacional brasileiro.