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Duo Concertante para violão e violoncelo de Stepan Lucky e práxis musical – Interações e empréstimos gestuais na preparação da obra
Última alteração: 2022-09-19
Resumo
Nesse trabalho são trazidos conceitos sobre a gestualidade em música de câmara e suas aplicações na preparação para a performance musical relacionados à interação e empréstimos gestuais contidos, implícita ou explicitamente, na obra de Stephan Lucky escrita para violoncelo e violão, Duo Concertante, bem como à utilização de conceitos apresentados. como facilitadores para o entendimento, preparação e práxis musical em grupo de câmara. Na base teórica recorremos a autores que abordam questões relativas a movimentos corporais e à gestualidade na performance musical e iremos nos basear no conceito bakhtiniano de dialogismo como fundamentação teórica. Como contribuição é dado destaque a concepções e usos do termo gesto em música como meio para uma efetiva coesão na prática instrumental coletiva, diferentes formas e interpretações dos termos gesto e/ou gestualidade, enquanto conceito e fator-ação, podem atuar como ferramentas facilitadoras na preparação e entendimento da práxis musical em grupo.
Palavras-chave
. Gesto musical, Interação gestual, Empréstimo gestual, Música de câmara, Gestualidade em duo.
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