Tamanho da fonte:
Experiência de fluxo na prática musical de estudantes de pós-graduação em música: relatos de experiência
Última alteração: 2022-11-28
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo investigar a experiência de fluxo na prática musical de estudantes de performance musical de pós-graduação, através de uma disciplina criada especificamente como contexto para investigação das experiências de fluxo na prática musical. Os participantes foram 6 instrumentistas, sendo 2 flautistas, 2 violonistas e 2 pianistas. Foram realizados 14 encontros semanais, onde foram discutidos: 1) conceito da experiência de fluxo e de suas dimensões; 2) reflexões sobre experiências prévias e atividades musicais relacionadas à experiência de fluxo; 3) avaliação da experiência de fluxo em performances, e 4) teste de estratégias para a experiência de fluxo esboçadas na literatura. A coleta de dados se deu através da solicitação do preenchimento de diários reflexivos. A partir dos diários, os participantes construíram relatos de suas experiências, os quais foram analisados tematicamente. Os temas emergentes a partir dos relatos foram: definições de flow e de suas dimensões, estratégias de prática e associações à experiência de fluxo, e disruptores da experiência de fluxo. Os resultados permitiram identificar a presença de dimensões da experiência de fluxo na prática musical individual dos participantes, e associações de estratégias de prática com aspectos subjetivos do fazer musical. As associações reportadas na presente pesquisa podem informar práticas, intervenções pedagógicas e de pesquisa, buscando incluir a possibilidade de experiências de fluxo na prática musical de estudantes de performance musical do ensino superior.
Palavras-chave
Experiência de fluxo, Prática musical, Planejamento da performance, Relato de experiência
Texto completo:
PDF