Última alteração: 2022-10-16
Resumo
Este trabalho é decorrente da Fundamentação Teórica de Dissertação de Mestrado sobre aprendizagem musical de bebês através do estágio de imitação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Ao mesmo tempo em que a imitação é a base de transmissão do conhecimento musical, ela também sofre duras críticas por não estimular a criatividade, a improvisação e a autenticidade. Essa contradição é apontada na teoria de Edwin Gordon. Assim, o objetivo foi compreender a função da imitação na aprendizagem musical tendo como base a Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Foram analisadas duas obras do autor: a) Teoria de Aprendizagem Musical: competências, conteúdos e padrões (2000) e b) Teoria de Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em idade Pré-Escolar (2015). A partir desta análise, notou-se que a função da imitação na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon é permitir a discriminação de padrões tonais e rítmicos por meio da interação musical. Saber perceber, identificar, reconhecer, repetir e comparar padrões diferentes permite que o aluno tenha uma ação consciente, intencional e com propósito musical durante a imitação. Do contrário, repetir automaticamente apenas estabiliza, habitua e não promove a aprendizagem.