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A cena musical mod em Curitiba nos anos 2000 sob o prisma da multiterritorialidade e da translocalidade
Asaph Eleuterio

Última alteração: 2022-10-06

Resumo


Na década de 2000, a cidade de Curitiba foi terreno de uma cena musical em que várias bandas de música independente reprocessavam e reconfiguravam as cenas musicais independentes internacionais. Estas bandas não formavam um grupo coeso local nem integravam um movimento musical, embora exibissem determinadas características em um destacado cenário de produção e consumo musical: eram bandas independentes, sem tráfego no mainstream fonográfico; buscavam maior circulação cultural por meio da internet e, no caso aqui estudado, reprocessavam o pop-rock inglês ligado ao mod. Para averiguar esse recorte musical, trazemos o conceito de cena musical na ótica de Will Straw que nos ajuda a entender a maneira pela qual as práticas musicais (como o mod) se ligam a processos históricos de mudança ocorrendo na cultura musical internacional. O teórico será uma base significante para entender como a prática do mod em Curitiba está posicionada em meio a uma localidade composta por outras cenas translocais. A percepção de que a banda ''Relespública'' dialogava com a cena musical mod inglesa é discutida aqui sob o prisma de Bennet e Peterson (2004), a respeito das cenas locais, translocais e virtuais além do estudo de Haesbart (2003) sobre a multiterritorialidade. A proposta de comunicação visa analisar as formas de circulação cultural e as estratégias musicais da banda independente Relespública sendo o comportamento da mesma parte da cena da música independente curitibana, apresentando suas características locais para a translocalidade do mod nacional.


Palavras-chave


Cenas Musicais, Multiterritorialidade, Subcultura Mod, Relespública, Música Independente

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