ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Ação criativa no caminho da emancipação: uma investigação ação-participativa em educação musical
Rafael Dias de Oliveira

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


 

Resumo. Esta comunicação apresenta pesquisa de doutorado em seu quinto semestre e realiza uma análise parcial dos dados produzido. Tem como objetivo investigar a ação criativa nas aulas de música como elemento que pode transformar processos pedagógicos coloniais na medida em que questiona o lugar que o estudante ocupa e como participa de seu processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, busca olhar a ação criativa como alavanca para a emancipação dos sujeitos em seus processos de aprendizagem. A fundamentação teórica está construída na articulação das concepções de criatividade da aprendizagem criativa, das ideias de Paulo Freire de emancipação e consciência crítica e no conceito de colonialidade enquanto a lógica dos processos de colonização que se perpetuaram nos países colonizados durante a modernidade e estruturam suas sociedades até os dias de hoje. A metodologia está ancorada na Investigação-Ação Participativa enquanto método. O desenho metodológico previu a imersão do pesquisador no contexto de primeiro segmento da EJA para desenvolver um planejamento didático com ações criativas musicais e seu registro em vídeo. Posteriormente, foram realizadas entrevistas individuais com apoio desses vídeos.  Os resultados apontaram para o caráter crítico e emancipatório das práticas pedagógicas orientadas pela ação criativa e possibilitaram argumentar sobre seu potencial para uma educação musical que, por meio da ação criativa em música, leve os estudantes a ampliarem sua visão sobre a realidade em que vivem e os constituem enquanto seres sociais.


Palavras-chave


. Educação musical, Ação criativa, Emancipação, Colonialidade

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