Última alteração: 2022-10-16
Resumo
O texto apresenta um estudo curricular do ensino de Música na rede estadual de Minas Gerais tomando como objeto de pesquisa os Planos de Estudos Tutorados elaborados pela Secretaria de Educação e distribuídos em toda a rede estadual durante o ano letivo de 2021. O foco da análise, que utilizou os processos de codificação da Teoria Fundamentada nos Dados, foi compreender como se materializou, no material, o componente curricular Arte; bem como destacar o que de Música foi ensinado pelas escolas mineiras durante a pandemia. Como pontos positivos, foi possível observar a presença do trabalho com Música em todos os anos das diferentes etapas da educação básica, bem como uma tendência ao equilíbrio na abordagem das linguagens artísticas que integram o componente curricular Arte. Como pontos que merecem atenção, destaca-se que a modelagem curricular privilegiou o estudo dos parâmetros sonoros e de gêneros e estilos musicais de forma segmentada, o que dificulta a construção de conhecimento musical. Além disso, as atividades propostas tendem a negligenciar o conhecimento abordado, limitando-se a perguntas de caráter pessoal – o que dificulta na consolidação da Música como importante área de conhecimento na escola.