Última alteração: 2022-10-16
Resumo
Este artigo constitui um recorte da pesquisa de doutorado em andamento intitulada Música “para” e “com” as crianças: confluência das artes e educação infantil, a qual tem como objetivo central realizar uma leitura artística da aula de música para crianças pequenas. O artigo busca, por meio de uma revisão de literatura, compreender como o tema "culturas da infância" tem sido abordado por trabalhos da área da Educação Musical, de modo a pensar propostas musicais que dialoguem com as especificidades do universo infantil. A primeira seção do texto apresenta alguns pressupostos da Sociologia da Infância, com ênfase nos eixos de estruturação das culturas da infância, propostos por Sarmento (2002). A segunda parte, buscando um diálogo interdisciplinar, analisa como o tema tem sido tratado por pesquisas da Educação Musical, e como esses conceitos têm sido ressignificados face ao ensino de música. A terceira seção traz algumas reflexões empreendidas na perspectiva da música realizada “com” e “para” crianças. Conclui-se que o reconhecimento das culturas da infância, na Educação Musical, tem sido adotado não somente enquanto encaminhamento teórico, mas também como pressuposto para a elaboração de estratégias para um ensino de música coerente com os aspectos mais característicos da infância. Além disso, esses estudos têm alimentado as indagações e hipóteses da nossa pesquisa de doutorado, especialmente no que se refere à valorização do potencial criativo das crianças, à figura do professor-artista como mediador no ensino de música, e às criações musicais direcionadas para essa faixa etária.