ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Estratégias de estudo, performance e a relação intérprete-compositor na peça [cello] de Tomás Cabado
Juan Ignacio Ferreras, Fabio Soren Presgrave

Última alteração: 2022-09-19

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é descrever as principais dificuldades da peça “[cello]”, -ainda inédita-, do compositor Tomás Cabado, em termos de desafios técnicos e interpretativos, e apresentar as formas que encontrei para resolvê-los. Este texto também procura explicar a forma como a relação entre compositor e intérprete/pesquisador, e as trocas entre os dois durante a preparação da obra, podem ter uma influência positiva e significativa. A metodologia utilizada inclui intercâmbios com o compositor, e a preparação de um diário de estudo, que dá conta dos desafios a serem resolvidos e das soluções encontradas durante este período de estudo. O trabalho realizado com esta peça resulta em uma colaboração virtuosa entre compositor e intérprete/pesquisador,  em assuntos mais relacionados à técnica e interpretação, à trocas para a peça mesma, para entender e executar o que o compositor deseja, tão rigorosamente quanto possível.


Palavras-chave


Música contemporânea, Pesquisa em performance, Colaboração musical, violoncelo.

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