Última alteração: 2022-10-06
Resumo
O presente trabalho tem como objeto a "Canção do Sal”, composição de Milton Nascimento, gravada em quatro fonogramas específicos, sendo o primeiro lançado por Elis Regina, no álbum Elis (1966), o segundo e o terceiro, respectivamente registrados nos álbuns Travessia (1967) e Courage (1968), de Milton Nascimento e o quarto apresentado por Elis Regina no Programa Ensaio de 1973. Nesta pesquisa, pretende-se analisar o comportamento vocal de ambos os intérpretes nessas diferentes versões. Busca-se ainda compreender os significados produzidos pelas escolhas vocais dos artistas, bem como os sentidos inscritos na relação melodia/letra. Para tanto, faremos uso da Semiótica da Canção, prática descritiva sistematizada por Tatit (2002), e da abordagem sobre as Qualidades Emotivas da Voz propostas por Machado (2012). Além disso, pretende-se investigar os contextos em que a canção foi interpretada, no intuito de perceber como estes afetaram ou não a canção e as interpretações.