Última alteração: 2022-10-16
Resumo
Este trabalho problematiza a metodologia de tipos ideais para pensa-la como uma ferramenta, uma possibilidade e um mecanismo de investigação/interpretação interligados com a pesquisa em música. O objetivo é problematizar os tipos ideais, a pesquisa e a análise na área da sociologia da música. Utiliza-se Max Weber como fundamentação (WEBER, 1994; 2013; 2016). Delineia-se as características dos conceitos típico-ideais. Depois disso, compara-se o conceito com dois trabalhos sobre música, o primeiro de Max Weber (1994) intitulado Os fundamentos racionais e sociológicos da música e o segundo de Marcus Pereira (2013) de título O ensino superior e as licenciaturas em música. Realiza-se a comparação da construção metodológica de Weber (1994) e de Pereira (2013). Ressalta-se a utilização dos tipos ideais como dispositivo de pesquisa a partir da exposição de característica homólogas. Como conclusão, destaca-se duas dimensões interconectadas que podem ser ao mesmo tempo limitações e potencialidades da metodologia de tipos ideais: a dimensão das escolhas e a dimensão dos mecanismos de poder.