Tamanho da fonte:
Estratégias de estudos para cantar e tocar violoncelo simultaneamente na peça Colóquio Op. 92 de Lindembergue Cardoso
Última alteração: 2022-01-01
Resumo
Este artigo aborda a peça Colóquio para violoncelo solo de Lindembergue Cardoso (1939-1989) enfocando os desafios da técnica de cantar e tocar simultaneamente presente na obra. Como procedimento metodológico foram estudados autores como Worley (2015) e Uitti (2006) e entrevistados violoncelistas como Coimbra (2021) e Vieira (2021) que costumeiramente utilizam essa técnica. Após a coleta de dados foram criados exercícios que auxiliam o violoncelista a tocar e cantar ao mesmo tempo. Apesar da complexidade para intérpretes acostumados com a música de concerto e peça pode desenvolver flexibilidade no ouvir e uma expressividade para violoncelistas que usualmente não utilizam a voz cantada.
Palavras-chave
. Violoncelo. Lindembergue Cardoso. Colóquio. Cantar e tocar simultaneamente
Texto completo:
PDF