ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

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No cambi mai... O “hit” musical como persistência da memória
Heloísa de Araújo Duarte Valente

Última alteração: 2020-12-19

Resumo


“A performance de uma obra poética encontra (...) a plenitude de seu sentido na relação que a liga àquelas que a precederam e àquelas que a seguirão” (Zumthor, 1997: 267). Nesse processo, alguns traços formais contribuem para que a canção se mantenha como memória da linguagem musical e da cultura. A canção “Parole, parole” soma algumas particularidades: presença de texto declamado e cantado, elementos estéticos contrastantes (etc.); mostra como, a partir de elementos “moventes” (Cf. Zumthor) a obra é composta. Para este estudo, elegeram-se as variantes (adaptações/traduções) da letra. A partir de conceitos de Zumthor, apontam-se elementos que atestam mudanças a sensibilidade estética e que configuram a paisagem sonora do período.

Palavras-chave


Canção das mídias. Memória. Movência

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