ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

Tamanho da fonte: 
As disposições legais referentes à formação docente: de 1996 a 2019
Alba Janes Santos Lima, Sílvia Garcia Sobreira

Última alteração: 2020-12-19

Resumo


Este texto é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento cujo tema trata dos estágios supervisionados em música. Tomando como ponto de partida diversas legislações relativas à formação docente e programas de incentivo a tal formação, o texto tem como principal objetivo discutir a questão da formação inicial docente, buscando ter os estágios e a relação entre teoria e prática como foco. Conclui-se que, enquanto programas como PIBID e Residência Pedagógica contribuem com o processo de formação, os estágios supervisionados curriculares ainda precisam ser potencializados, por serem obrigatórios para todos alunos e não dependerem de políticas temporárias.

Este texto é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento cujo tema trata dos estágios supervisionados em música. Tomando como ponto de partida diversas legislações relativas à formação docente e programas de incentivo a tal formação, como o PIBID, o texto tem como principal objetivo discutir a questão da formação inicial docente, buscando ter os estágios e a relação entre teoria e prática como foco. Conclui-se que, enquanto programas como PIBID e Residência Pedagógica contribuem com o processo de formação, os estágios supervisionados curriculares ainda precisam ser potencializados, por serem obrigatórios para todos alunos e não dependerem de políticas temporárias.

Palavras-chave


Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo compreender a formação docente a partir dos estágios curriculares supervisionados. O artigo apresentado discute as principais legislações referentes à formação docente

Texto completo: PDF