ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

Tamanho da fonte: 
Das ruas e salões para as salas de concerto: Um estudo sobre a transição do frevo para o contexto de música de concerto por meio da obra do Maestro Duda
Auciran Roque da Silva, Ranilson Bezerra de Farias

Última alteração: 2020-12-20

Resumo


Resumo. O frevo é um gênero musical que surgiu entre o final do século XIX e início do século XX na cidade do Recife, fruto do repertório tocado pelas bandas militares atuantes naquela época. Nessa direção, o presente artigo consiste em realizar um levantamento de literatura relacionada ao frevo para uma proposta de pesquisa que investigará como se deu a transição dele como música que nasce na rua (OLIVEIRA, 1971, p.11) e vai para um ambiente concertístico, levando em consideração a obra do Maestro José Urcisino da Silva (Duda). Em meio a essa discussão, autores como Cardoso (2009), Farias (2002) e Saldanha (2001) nos darão suporte, por meio de seus catálogos de obras do Maestro, para a referente investigação. Conforme a perspectiva metodológica de Minayo (1994), faremos uma abordagem quantitativa e qualitativa.


 



Palavras-chave


Frevo. Música de Concerto. Transição.

Texto completo: PDF