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Cursos de graduação em flauta transversal em Minas Gerais em diálogo com a sociedade atual: uma pesquisa documental
Larissa da Costa Novo, Antonio Carlos Guimaraes

Última alteração: 2020-12-19

Resumo


Este artigo aborda uma pesquisa documental realizada a partir da análise de documentos oficiais de cursos de graduação em Flauta Transversal em universidades públicas de Minas Gerais. A pesquisa é parte de um estudo multicasos (GIL, 2002) que busca compreender o momento atual dos cursos de Graduação em Flauta Transversal sob o ponto de vista de como se relacionam com a sociedade, com especial atenção aos repertórios e práticas musicais abordadas.[i] Embasando a presente reflexão estão os(as) autores(as) FREIRE (2010), SILVA (2005) e PEREIRA(2014). Percebeu-se um reconhecimento da necessidade de diálogo com a sociedade atual, que se reflete em maior ou menor grau em suas disciplinas, ementas e provas ingresso.

[i] Nesta pesquisa definimos “práticas musicais” como fazeres musicais diversos que podem ser realizados em diferentes contextos assumindo variadas funções na sociedade. Por exemplo, um recital com repertório barroco europeu em um teatro, o mesmo repertório apresentado em uma escola, uma roda de choro que acontece em uma praça pública, uma apresentação de jazz em um estabelecimento comercial, entre outros.



Palavras-chave


Flauta transversal. Ensino superior. Práticas musicais. Música popular. Currículo.

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