ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

Tamanho da fonte: 
Uma perspectiva analítica da música de Candomblé, visando os seus processos rítmicos: da ancestralidade africana a exemplos musicais
Vinicius Borges Amaro

Última alteração: 2020-12-19

Resumo


Este trabalho propõe uma discussão sobre a música de Candomblé atenta aos seus modos de interação rítmica, a partir de um viés musicológico e composicional, fundamentado em teorias do ritmo e da composição (COPPER e MEYER, 1960; KRAMER, 1988; HESTY 1997), mas sem perder de vista o seu contexto sociocultural (CARNEIRO, 2008; LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016). Neste sentido, três processos rítmicos são problematizados — ressignificação, dissociação e sublimação — considerando suas noções conceituais e exemplificações, através de excertos do Ogum Corrido, do Terreiro do Gantois.


Palavras-chave


Música. Composição. Etnomusicologia. Processos rítmicos. Candomblé.

Texto completo: PDF