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Diretrizes para Autores

Instruções para a formatação das submissões

As instruções descritas a seguir são válidas para todas as modalidades descritas no item 1.1.

Os trabalhos podem ser submetidos em formato “.doc”, “.docx” “.rtf”, “.odt” ou “.pdf”, porém a versão final pode ser enviada em qualquer desses formatos, exceto “.pdf”.

A língua oficial do Congresso é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.

Os textos devem ser inéditos (não publicados, não apresentados em outros eventos, não estando em processo de publicação).

O texto deve ser formatado de acordo com as especificações dos modelos (templates) disponíveis no site da ANPPOM. Cada arquivo não poderá ultrapassar a dimensão de 10 MB.

O texto deve ser estruturado com base nas seguintes normas:

- A página deve ser configurada em tamanho A4, margem esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, sem espaçamento entre os parágrafos;

- Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula (além dos nomes próprios) e Nomes de obras em itálico sem aspas: subtítulo, se houver, após dois pontos, iniciado em letra minúscula, sem ponto final (Times New Roman 14, espaço simples, negrito, centralizado);

- Modalidade: COMUNICAÇÃO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA ou PÔSTER (caixa alta, tamanho 12, espaço simples, centralizado; precedido por uma linha em branco e seguido por duas linhas em branco, tamanho 12);

- O texto submetido não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). Caso o trabalho seja aprovado, deverá então constar na versão final, a ser enviada no prazo indicado no cronograma, o nome do(a,os,os) autor(a,es,as), instituição de vínculo e e-mail, de acordo com o template;

- Resumo do trabalho com cerca de 6 a 8 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado). O resumo deve conter: apresentação do assunto, objetivos, referenciais teórico-metodológicos e principais conclusões do trabalho;

- Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco);

- Tradução do título, resumo e palavras-chave do trabalho (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco). O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho; para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português;

- O corpo do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, sem indentação, alinhamento justificado e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm, sem marca de parágrafo (sem uso da tecla “tab”);

- Os títulos das seções deverão estar em negrito, fonte Times New Roman tamanho 12, tamanho 12 negrito, espaçamento 1,5 justificado, recuo de primeira linha de 2 cm;

- Cada trabalho deverá ter extensão mínima de 16.000 caracteres (considerando-se espaços) e extensão máxima de 25.000 caracteres considerando-se espaços (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, corpo do texto, legendas de ilustrações, notas e referências). Cada trabalho (até 10 Mb) poderá incluir um total máximo de 10 ilustrações (entre quadros, tabelas, gráficos, diagramas, exemplos musicais, figuras, etc.), numeradas por categoria, legendadas e indicadas no corpo do texto. Trabalhos fora desses limites não serão aceitos pela Comissão Científica para avaliação;

- Exemplos musicais e imagens devem ser inseridos no documento como figuras (formato “.tif” ou “.jpg”), e em gradações de preto, sejam eles gerados por softwares, câmaras fotográficas ou digitalizados por scanner. Quadros, tabelas, gráficos, diagramas e outros devem ser editados no próprio documento. Todas as ilustrações devem ser devidamente numeradas por categoria e acompanhadas de legenda sucinta e elucidativa de, no máximo, 3 (três) linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizada, sob a ilustração), indicadas no corpo do texto de forma direta ou entre parêntesis, sem abreviatura: (Exemplo 1), (Figura 1), (Quadro 1), (Tabela 1), (Gráfico 1), (Diagrama 1), etc.;

- As iniciais dos nomes das notas musicais serão sempre maiúsculas (Dó, Ré, Mi, etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro sugere-se utilizar a fonte BACH. O download da fonte BACH pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont;

- Todas as notas de texto (apenas para informações complementares e comentários) devem ser indicadas por números e incluídas como endnotes ao final do texto, após as referências, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples e alinhamento justificado. Indicações de notas de texto devem ser posicionadas após virgula, ponto, ponto-e-vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação e (parêntesis);

- Citações de até três linhas “devem ser inseridas no corpo do texto” (entre aspas, sem itálico e sem negrito, em fonte tamanho 12), precedida da indicação direta do nome do autor em caixa baixa, (ano e páginas, entre parêntesis) – De acordo/segundo/conforme Nome Sobrenome (ano, páginas) – ou sucedida por sobrenome do autor em caixa alta, ano e número de página: (SOBRENOME, ano, páginas). Exemplo: (ANDRADE, 2001, p. 60). As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas na forma de parágrafo, com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico, exceto Títulos de obras), seguida pela indicação bibliográfica entre parêntesis após o ponto final, na forma: (SOBRENOME, ano, páginas);

- Na versão para submissão, as autocitações devem ser omitidas do corpo do texto e das referências, para garantir avaliação em caráter anônimo, sendo substituídas por “XXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado;

- Para a formatação das referências, ver o template disponível no site da ANPPOM;

- A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos, bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.

- As normas de formatação que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT (NBR 6023, de 2018).

 

Além do texto a ser avaliado, deve ser também submetido, no campo “documentos suplementares”, um arquivo de texto com dados de identificação da submissão, em formato “.doc”, “.docx” “.rtf”, “.odt” ou “.pdf”, contendo:

a. identificação dos(as) participantes;

b. resumo da biografia de cada participante (de 3 a 5 linhas);

c. declaração de disponibilidade de participação no Congresso de todos os participantes;

d. confirmação de intenção dos autores em se associar à ANPPOM e se inscrever no Congresso.

 

Os nomes de todos os autores e coautores do trabalho devem ser inseridos no sistema no ato da submissão, não sendo possível o acréscimo de coautores após a avaliação dos trabalhos.

As submissões devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema eletrônico de submissões, acessível a partir do site da ANPPOM.

As submissões que não atenderem ao padrão acima descrito não serão avaliadas pelos pareceristas.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outro congresso.
  2. O arquivo de submissão está em formato “.doc”, “.rtf” ou “.pdf”.
  3. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre o Congresso.
  4. O texto submetido não contém nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as).
  5. Estou ciente que: Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) de trabalhos aprovados, para tê-los programados no evento e publicados nos Anais, devem obrigatoriamente:

    a) ser sócios(as) ou associar-se à ANPPOM e estar em dia com a anuidade;

    b) efetuar a inscrição no Congresso.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.